Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/pecnordeste/www/2019/wp-content/plugins/smart-slider-3/nextend/library/libraries/localization/pomo/plural-forms.php on line 224
BALANÇO PECNORDESTE 2018

BALANÇO PECNORDESTE 2018

O Seminário Nordestino de Pecuária -Pecnordeste encerrado neste sábado , 7, no Centro de Eventos do Ceará , apresentou um balanço bastante positivo não somente de participação de produtores, cerca de 4.500 somente em caravanas , como de público cerca de 30 mil visitantes e 100 eventos  realizados entre palestras, oficinas, seminários, feiras , disse o Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC, Flávio Saboya, que promove o evento há 22 anos  juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- SENAR- CE, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil-CNA e o SEBRAE-CE.  Foi um evento rico em informações e de novas tecnologias para o campo, inclusive realizamos um showroom de tecnologias agropecuárias e premiamos as três melhores, escolhidas pelo público e pela comissão técnico-científica do evento, ressaltou o Presidente da FAEC.
 
Nossa finalidade maior foi cumprida que é  a transmissão do conhecimento, a integração das cadeias produtivas da pecuária, onde foram apresentadas 81 palestras técnicas nas áreas de avicultura, aquicultura e pesca, apicultura, bovinocultura, caprinovinocultura, equinocultura, Suinocultura, e ainda,  sobre  artesanato e turismo rural, com 9 auditórios funcionando ininterruptamente.  Foram realizados  ainda quatro(4)  seminários: o III Seminário da Palma Forrageira, o Seminário Sebrae Inovação Digital no Campo , o Seminário Turismo Rural e  de Contabilidade Rural, este último contou inclusive,  com a presença do Superintendente da Receita Federal no Ceará, João Batista Barros, representações do Conselho Regional de Contabilidade-CRC , do Ministério Publico e do INSS, com importantes informações sobre o e-Social no campo.O Seminário sobre a palma forrageira trouxe também  novas e importantes informações, pela EMBRAPA Semiárido, que demonstrou a viabilidade do uso da água salobra de poços, no plantio da palma, sendo uma  importante  alternativa para o Semiárido,   disse Saboya.
 
Por outro lado, o  Seminário do SEBRAE sobre inovação digital no campo apresentou várias  inovações tecnológicas, como aplicativos  para apoio à produção de camarão e peixes e para  comercialização de mel, como promover agregação de valor ao produto através da embalagem e da certificado digital. No estande do SEBRAE, diversos  produtores de mel , cajuína e alimentos orgânicos expuserem seus produtos , inclusive promovendo a  comercialização  como foi o caso da  cooperativa de produtores de Beberibe, onde  a cajuína Jon, já é certificada e esse ano sua produção será de 45 mil litros sendo vendida inclusive  para a merenda escolar do município, a presença da Cooperativa de  Mel Natural de Paramoti, criada  há 8 anos  que certificou  o produto com o apoio do Sebra, 2 cooperativas de Parambu que  vão comercializar esse ano 100 toneladas, de Novo Oriente, cuja produção será de 80 toneladas e em Itatira , a previsão é de 30 toneladas, que serão comercializadas através da Cooperativa-  FAPE e da microempresa Itatira Mel. No Ceará, segundo dados do Sebrae, existem  155 municípios produzindo mel e 15 mil apicultores, com  previsão de produção este ano de mais de mil toneladas.
 
Saboya destacou ainda,  as 25 oficinas de Capacitações ofertadas gratuitamente aos produtores durante os 3 dias do evento pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- SENAR-CE, braço educativo da Federação da Agricultura , em  quatro  espaços diferenciados na Feira de Produtos e Serviços Agropecuários ( Arena coberta ), na Vitrine do Senar, na  Exposição de Animais -EXPOPEC  e na Sala do Artesanato. As oficinas de gastronomia do SENAR, mostraram  na prática como utilizar a palma forrageira na alimentação humana, delícias de caju, pães e biscoitos  artesanais, que  podem formar futuras empreendedoras rurais como tem acontecido nos últimos anos.
 
NOVE ESTADOS DO NORDESTE REPRESENTADOS NO EVENTO
 
Na abertura do PECNORDESTE , nós  propomos mais uma vez a implantação de um programa de segurança alimentar animal aliado ao seguro seca, visando dar mais segurança ao produtor nos períodos de estiagem. Destacamos o trabalho de pesquisa  com forrageiras para o semiárido que a Embrapa está fazendo a pedido da CNA,  selecionando variedades de capins perenes, capins anuais, leguminosas e cactáceas que melhor se adaptem às condições climáticas de cada Estado. O principal objetivo é orientar o pecuarista sobre quais forrageiras utilizar, inclusive oferecemos dentro do PECNORDESTE oficinas sobre como fazer uma orcamentação forrageira de acordo com a quantidade do rebanho e a Embrapa  Caprinos e o institutoCNA, colocaram 10 técnicos de vários estados do Nordeste à disposição dos produtores ensinando a fazer o orçamento., disse Flávio Saboya.
 
A Comissão  Nacional de Desenvolvimento do Nordeste da CNA, tendo à frente o  presidente da Federação de Pernambuco- FAEPE, Pio Guerra Junior, aproveitou o evento e realizou a  reunião  da referida Comissão, quando foram discutidos diversos assuntos de interesse dos produtores do Nordeste, como a adesão ao CAR, a elaboração dos Programas  de Regulamentação  Ambiental-PRA, os  projetos que estão em pauta no Congresso Nacional. Na ocasião, foi feita ainda,  uma avaliação  do projeto  Forrageiras para o Semiárido, e  uma exposição do deputado estadual Carlos Matos, sobre  possibilidades de dessalinização da água do mar em maior escala e energia solar .
 
Este ano, tivemos a  presença de importantes representações dos nove estados do Nordeste , destacando-se o Ceará, com todos os 49 presidentes de sindicatos e 4.500 produtores organizados em caravanas, o  Piauí, com 22 presidentes de sindicatos rurais, Mossoró no Rio Grande do Norte, com uma caravana de produtores e técnicos do Programa Sertão Empreendedor Sebrae /SENAR-CE ,  inclusive contamos   com uma representação  dos nove  Presidentes de  Federações da Agricultura do Nordeste e dos nove superintendentes das administrações Regionais do SENAR da referida Região, discutindo temas de interesse do  semiárido.M Caravanas de 120 estudantes do Curso Técnico em Agronegócio da RedeTec do Ceará , dos Polos de Cascavel, Fortaleza , Quixadá e Quixeramobim, e ainda caravanas  de estudantes e professores do Prograna Agrinho , de cinco municípios cearenses e de diversos  Alunos de escolas profissionalizantes de Guaiuba, Iguatu, Fortaleza,que  também se fizeram presentes ao evento.
 
PECNORDESTE PREMIA MELHORES TECNOLOGIAS 
 
No encerramento do PECNORDESTE, os dirigentes do sistema FAEC/SENAR e SEBRAE fizeram uma homenagem aos expositores do showroom de tecnologias agropecuária, a quem entregaram um troféu e uma mochila do evento Os três primeiros  lugares foram escolhidos pelo público que votou durante os três dias. O evento contou com a presença do Presidente da FAEC Flávio Saboya, Superintendente do SENAR/AR-CE Sérgio Oliveira e o coordenador do showroom Augusto Junior, presidente da Ematece,Antônio Amorim  e do articulador do Sebrae, Paulo Jorge Mendes.
 
O primeiro lugar recebeu um troféu e uma premiação de R$ 1.500 reais coube ao pesquisador José Duarte de Luma, pela produção de um  Coletor de  de Apitoxina.   O equipamento faz a extração do veneno de abelha de forma simples, prática para ajudar os apicultores. Um equipamento que é capaz de coletar apitoxina em cerca de 40 ou 50 minutos por colméia e extração em média 1 ou 1,5 g. A apitoxina é utilizada pela indústria farmacéutica para produção de alguns cosméticos e remédio para pessoas com artite e artrose. Hoje está sendo comercializada no Brasil por 60 a 80 reais. O equipamento não tem fiação , é movido a  bateria que dura até  10 horas. A produção é alta e a apitoxina é de qualidade.
 
O segundo lugar foi  para o sistema de Irrigação de Alta eficiência, premiado com R$ 1.000 reais, coube a Ana Luísa Lopes  Marques Coutinho . A irrigação funciona com a reutilização de garrafas PET na construção de sistema de irrigação subperficial em 10 passos: Limpeza e lavagem das garrafas PET, abertura de orifício na garrafa, conexão de garragas, vedação do encaixe com gesso, montagem do emissor, fixação dos emissores, fixação da linha da garrafa na tubulação, ligação da tubulação ao reservatório, abertura das valas para enterrar as garrafas e plantio das mudas.
 
Escolhido pelo público, o terceiro lugar ficou com o sistema de tratamento de esgoto doméstico  por wetlands, que ganhou 500 reais., dividido entre duas alunas da FATEC Cariri e da EMBRAPA Caprinos,   O sistema de tratamento de esgoto doméstico passa por uma espécie de floculação onde se coloca 1 grama de sulfato de alumínio para cada um litro de água. O processo seguinte é o de decantação que não se utiliza nenhum químico. A substância pesada vai decantar e a água vai pra filtração. Ela é feita com pedra britada e a planta papola, uma planta aquática. A filtração dá oxigenação a água no final do processo.
 
HOMENAGEM AO EXPOSITORES DE ANIMAIS 
 
Este  ano, o evento contou  com um espaço maior para exposição de animais no estacionamento do Centro de Eventos , onde se  realizou uma Exposição de Animais -EXPOPEC, com mais de   50  animais de várias raças adaptadas ao Semiårido, o que também  incrementou  os negócios,  funcionando de 10 às 20h30min . No encerramento , o  Coordenador da Comissão Técnico – cientifica  do PECNORDESTE, Eduardo Barroso Melo,  fez um agradecimento especial aos expositores e tratadores dos animais que participaram da EXPOPEC e juntamente com o com o coordenador  da Exposição Henrique Matias , com o  Presidente da FAEC, Flávio Saboya,  Superintendente do SENAR, Sérgio Oliveira , o Cooordenador do segmento de equinocultura ,Rodrigo Freitas Souza e o Presidente da COCEPAT, Carlos Bezerra Filho , entregaram um troféu a cada um dos expositores , entre eles, as Fazendas Teotônio Vila, de Madalena, Misterioso, de Sobral, Bom Jesus, de Caucaia, Gurupá, de Amontada, Lajes, Boa Viagem, Agroita, Itapipoca,e Fazenda UFC , de Fortaleza, Associação Cearense  dos Criadores de Cavalo Manga Larga Marchador.
 
FEIRA DE PRODUTOS E SERVIÇOS AGROPECUÁRIOS
 
Apesar de ser um evento técnico-cientifico, o PECNORDESTE  contou com uma área de 5 mil m2 para exposição, onde foi realizada  a XXII Feira de Produtos e de Serviços Agropecuários, estimulando a geração de negócios nas áreas de máquinas e equipamentos, animais, insumos, produtos agropecuários, agroindustriais e artesanais, apoiando o setor produtivo na realização de investimentos, na comercialização de produtos, na apresentação de serviços e incentivando às atividades não agrícolas no meio rural, principalmente, o artesanato e o turismo no espaço rural e natural
 
Este ano , em um levantamento preliminar  da organização , o maior volume de negócios foi com a venda de  animais , seguindo-se  máquina de ensacar silagem,  e alguns produtos como mel, cachaça, rapadura, castanha, e na parte de artesanato, bijuterias e  confecções. A    Feira PET  e da Agricultura Familiar , que ficam dentro do pavilhão da Exposição também movimentaram  os negócios e atraíram  o público.  A  expectativa dos organizadores é que as vendas deste ano ,  girem  em torno de 400 milhões de reais .
 
Presente pela 4a vez no evento, a Feira PET , contou com a presença de animais entre gatos e cachorros. Dentro do espaço oito expositores venderam animais, rações, roupas e acessórios, que avaliar uma movimentaçāo em torno de R$ 30 mil reais. O espaço também contou com a presença da União Protetora dos Animais Carentes – UPAC, responsável ,pela adoção de animais. Foram disponibilizados 25 animais para adoção, sendo 10 delas concretizadas de acordo com os critérios exigidos pela ONG.
 
MEL E AVICULTURA  
 
No estande do Sebrae- CE,diversos produtores participaram de uma rodada de negócios  sobre mel todos eles trabalham com certificação  e através de cooperativas , segundo  o articulador de agronegócio do Sebrae, Paulo Jorge, sendo um dos segmentos mais fortes no PECNORDESTE. Vários produtores venderam seus produtos no próprio estande do Sebrae, bem como cajuína e favo de mel dentro do espaço do Sebrae. Na avaliação geral foram comercializados mais de 300 kg de mel .
 
O  setor de avicultura montou uma vitrine que contou com a presença de várias empresas ligadas ao Sindialimentos,/ FIEC,  comercializando  a venda de mais de mil aves e  muitos tipos de ração. A empresa EMAPE que vende aves e capotes , também disse que fez bons negócios e ofereceu no local  degustação de farofa de capote torrado .O  estande da ASCE- Associação dos Suinocultores, reuniu granjas e produtores de insumos, tendo servido também vários pratos á. base  de suíno para degustação.A Associação dos Chefes de Cozinha, também vendeu mais de 300 pratos à  base da culinária regional, comercializados a preços simbólicos de R$10,00 (dez) .
No Estande da COCEPAT, o produtor teve acesso a compra de veículos por intermédio de consórcio, no estande do Banco do Nordeste, ocorreram muitas prospecções para futuros empréstimos e a regularização das dívidas rurais..
 
FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR
 
Na Feira da Agricultura Familiar, os negócios foram a todo vapor,ndentro dos mais de 20 estandes   estandes, entre eles  : Manhas e Castanhas (Fortaleza/CE), Natbana (Palmácia/CE), Engenho Tradição (Pindoretama/CE), Artcron (Nova Russas/CE), Tapiocaria Artesanal (Eusébio/CE), Fazenda Padre Cícero (Paracuru/CE), Cachaça Gole de Ouro (Cascavel/CE), Cachaça Rapariga (Viçosa do Ceará/CE), Fazenda Açude Novo (Tauá/CE) e Operai (Trairi/CE).  No local , predominaram as vendas de castanha, produtos feitos de bananas, rapadura de diversos sabores e outros produtos alimentícios e artesanais foram positivas para os expositores. Cerca de 60 unidades dos mais diversos tipos de cachaça foram vendidas, bem como as tapiocas artesanais. Além da oportunidade de venda, os comerciantes e visitantes do espaço elogiaram o evento pela oportunidade de visibilidade de seus produtos e de negócios com outros empreendedores artesanais