O assessor especial da Ministra do MAPA, ex-deputado Danilo Forte, anunciou durante a abertura do Seminário Nordestino de Pecuária-PECNORDESTE que o Ministério da Agricultura vai lançar em breve o Programa AgroNordeste, que visa beneficiar ações especificas da região Nordeste, e que a Ministra já visitou todos os estados nordestinos, com exceção do Maranhão, observando os projetos que deram certo. Ele citou o caso do projeto Tabuleiros da Paraíba que precisa avançar ar na regularização fundiária . “Não tenho dúvida que se o Brasil quer uma solução para seu problema econômico, ele passa pelo agro. Na ocasião, ele disse que nesta terça-feira, a ministra Tereza Cristina lança em Brasília o Plano Safra 2019-2020, incluindo um aporte maior para a parte de seguro, induzindo mais recursos para o setor do agro no Brasil.”
Com a temática Tecnologia e Inovação para uma Pecuária Competitiva, a abertura do PECNORDESTE ocorrida neste dia 13, pela manhã, no Centro de Eventos, foi feita pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará- FAEC, Flávio Saboya que destacou a importância da Assistência Técnica e Gerencial-ATeG, que o Sistema FAEC/SENAR está oferecendo de forma gratuita aos produtores rurais. O rural nordestino jamais pode ser visto como um problema e tratado com ações que beiram a filantropia. Somos um povo de fibra que continua acreditando que pode viver bem no semiárido , com o resultado do seu trabalho na agropecuária. Temos tecnologia, temos insumos, temos braços e cérebros, nos falta chegar ao campo através de uma assistência técnica e gerencial(ATeG).
O Vice-Presidente da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil-CNA e Presidente da Federação de Agricultura e Pecuária da Paraíba, Mário Borba, defendeu o fortalecimento do agronegócio e ressaltou o papel da tecnologia em tal fortalecimento. “Fortalecer o Agro da Região Nordeste é decisão estratégica para o país e o caminho para o desenvolvimento da pecuária nordestina. Necessariamente, pela ciência, tecnologia e inovação, tema do evento. Tudo isso, no entanto, precisa estar integrado com política de estado de longo prazo para o Nordeste.”, disse. Segundo Mário Borba , a CNA tem sido um grande parceiro do produtor rural, para que vocês tenham uma ideia atualmente existem mais de 150 ações na justiça em benefício do produtor .
Assim, o tema central do PECNORDESTE 2019 está em sintonia com as ações de desenvolvimento da CNA. Por meio da ATeG, levantamos a bandeira do desenvolvimento. Vamos melhorar a renda, a competitividade do produtor rural, elevando até 10% do PIB da Agropecuária nos próximos anos. Já beneficiamos mais de 100 mil produtores no Brasil afora e a meta é alcançar 400 mil produtores até 2020. Essa é a meta de todo o sistema. Mais de 13 mil propriedades rurais serão atendidas nos 9 estados da região até o final desse ano, disse Mario Borba.
Romildo Rolim, presidente do Banco do Nordeste, destacou as parcerias que o PECNORDESTE enquanto espaço do agronegócio proporciona aos participantes. “O PECNORDESTE tem sido muito importante para o estado e para o Nordeste, e consequentemente, bom para o Brasil . O evento tem muita convergência com o papel do Banco do Nordeste. Temos procurado fazer um BNB mais eficiente, com aplicação de todos os recursos por sermos um banco de desenvolvimento. Fazemos desenvolvimento por dois pilares: Aplicando o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste e fazendo programa de microcrédito e o Agroamigo, que utiliza a mesma metodologia do Crediamigo. Com os dois pilares contratamos 42 milhões este ano, comparado ao ano passado quando contratamos 26 milhões. De FNE no atual ano já contratamos 32 milhões m, ano passado foram 16 milhões, até maio deste ano, foram 24% a mais.
O secretário de Desenvolvimento Agrário, Francisco de Assis Diniz, que representou o governador Camilo Santana reconheceu que a pecuária deu um grande salto no Ceará, segundo o segundo maior produtor de leite do Nordeste .Ressaltou também a importância do agronegócio trabalhar em conjunto com a agricultura familiar e informou que a SDA fez nos últimos cinco anos um investimento de 522 milhões no Ceará, e que a Ematerce continua oferecendo assistência técnica e que agora, está buscando realizar um financiamento para a concessão de energia solar. O Secretário executivo do agronegócio da SEDET, Silvio Caros Ribeiro, também destacou a importância do agronegócio cearense e que a nível nacional é quem está sustentando o PIB brasileiro.
Após a solenidade de abertura, foi feita a entrega da Medalha do Mérito Rural Prisco Bezerra, a ministra do MAPA, Tereza Cristina que estava representada pelo assessor especial Danilo Forte, o Reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Fabiano Cavalcante de Carvalho, na categoria Ciência, Produção Cientifica e na categoria Produtor/Liderança Sindical, Maria Nilza Luna Lucas, Diretora do Departamento Sindical da FAEC.
Participaram ainda da solenidade de abertura do Pecnordeste, os presidentes de Federações de Agricultura de Sergipe, Ivan Sobral, os superintendentes do SENAR de Pernambuco, Adraiano Moraes, Sérgio Gouveia, da Paraiba , e Sérgio Oliveira, do Ceará, o Presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE/CE, José Ricardo Montenegro Cavalcante, o Consul da Itália no Ceará, Vittorio Ghia, Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Célio Pires Garcia, Pio Gomes de Oliveira, Superintendente Regional do BB, Pró-Reitor de Pesquisa do IFCE, José o Rodrigues prefeitos de Caucaia, Solonópole, Santa Quitéria, General Sampaio, Chorozinho, este último representando a APRECE. Presidentes de Sindicatos Rurais de 40 municípios cearenses e cerca de mil pessoas estiveram presentes na abertura do Pecnordeste.
32 Caravanas de Produtores e Oficinas
Trinta e duas (32) Caravanas de produtores estiveram ontem,13, no Pecnordeste, mas durante os três dias são esperadas 100 caravanas, num total de 4 mil produtores de diversas regiões do Estado. O BNB trouxe uma caravana de 44 produtores atendidos pelo PRODETER- Programa de Desenvolvimento Territorial e participa com um estande dentro do evento, assim como o Banco do Brasil, e outros parceiros como o Governo do Estado através da ADECE, SEBRAE, OCB, DNOCS, FIEC.
Seis municípios trouxeram caravanas de alunos do Programa Agrinho, foram eles : Limoeiro do Norte, Tianguá, Cascavel, Umirim, Palmácia e Capistrano. Eles foram recepcionados no estande do Sistema FAEC/SENAR, pelos dirigentes e coordenação do Programa Agrinho.
Uma das grandes atrações do Pecnordeste, deste ano é a Mostra de Trabalhos Cientificos, com 83 trabalhos todos de estudantes de universidades e institutos federais , que deram um destaque todo especial ao evento , e ainda o ShowRoom agropecuário, com sete tecnologias adaptadas ao semiárido . As oficinas de capacitação também movimentam o evento, com a oferta de cursos a cada uma hora, tanto na área de gastronomia como dos derivados de leite.
Data 13/06/2019
Att. Assessoria de Imprensa do Sistema FAEC/SENAR-CE
Jornalista Silvana Frota-MTB-432
Contato: 999819640