PECNORDESTE apresenta programação técnico-científica e espera receber 4 mil produtores em três dias

Além de  Palestras de 9 segmentos, apresenta uma Mostra de Trabalhos Científicos, um Showroom Agropecuário e o Festival do Queijo

 

Além de  Palestras de 9 segmentos, apresenta uma Mostra de Trabalhos Científicos, um Showroom Agropecuário e o Festival do Queijo

Na próxima terça- feira, dia 21, a partir das 7:30 hs, durante reunião do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense- AGROPACTO , a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará- FAEC, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- SENAR- CE  e o SEBRAE-CE apresentam a programação técnico-científica do XXII- 23o Seminário Nordestino de Pecuaria- PECNORDESTE, que acontece de 13 a 15  de junho, no Centro de Eventos do Ceará. O tema central será: Tecnologia e Inovação para uma pecuária competitiva. É um importante evento do agronegócio, que busca a capacitação de produtores rurais, estudantes e micro e pequenas empresários do setor , sempre abordando temáticas relevantes para o agronegócio nordestino e trazendo o debate de temas que impactam no dia a dia do produtor e na sua atividade, disse o presidente da FAEC, Flávio Saboya.

 O Seminário vai apresentar uma ampla programação técnico cientifica de capacitação envolvendo nove  segmentos :  Apicultura, Aquicultura  e Pesca, Avicultura, Bovinocultura, Caprinovinocultura, Equinocultura e da Suinocultura, além das atividades não agrícolas no meio rural como Artesanato e Turismo, importantes segmentos na dinamização da economia rural. Cada um desses segmentos tem  uma programação de palestras e oficinas,voltadas para  a temática do evento. Mais de 70 Palestrantes de vários estados do país de comprovada capacidade técnica foram convidados para o evento.

Na  programação, estão agendadas cerca de 100 atividades entre palestras, mesas redondas, painéis , e oficinas  na arena da EXPOPEC serão realizadas quatro oficinas sobre equinocultura e  bovinocultura e cinco oficinas na  vitrine do SENAR ofertando cursos gratuitos de promoção social. Além disso, o público tem acesso gratuito ao local, podendo visitar a Feira de Produtos e Serviços Agropecuários, a Feira da Agricultura Familiar, onde pode comprar castanha, mel, cachaça ou artesanato,  degustar a diversificada gastronomia regional  e até adquirir um veículo para quem gosta de gatos e caēs, a Feira PET também está garantida.

Cerca de 70 Caravanas e pelo menos 4 mil produtores de vários municípios do Estado já garantiram sua presença no PECNORDESTE,  afirma o coordenador Geral, Sérgio Oliveira da Silva, que vai apresentar toda a programação e os coordenadores setoriais, que representam diversas instituições ligadas a agropecuária cearense.  Uma das novidades é o Seminário Agronegócio e Justiça. Haverá também mais três seminário um Sobre Cooperativismo, outro de Turismo Rural e  sobre  Contabilidade Rural.

Além da programação técnico- científica, haverá uma uma exposição especializada de animais de várias espécies – a EXPOPEC, que vem ocorrendo no estacionamento do Centro de Eventos pela terceiro ano consecutivo, sendo sempre um ponto de  grande atração e de visitas.  Serão ofertados vários cursos e mini- cursos  de curta duração, onde será cobrada uma taxa de inscrição que varia de R$ 30,00 a R$80,00. Uma das novidades do PECNORDESTE deste ano será a Mostra de Trabalhos Científicos , o Festiva do Queijo e  um ShowRoom  de tecnologias agropecuária,, onde serão expostos vários trabalhos de comprovada eficiência.

PALESTRANTES DE ALTO NÍVEL

Cerca de 70  palestrantes de diversos estados do Brasil, representantes de Universidades Federais (UFC, USP( São Paulo), UFMG(Minas Gerais), UFLA ( Lavras-MG)(, UEL(Londrina), FGV(Fundação Getúlio Vargas)  UEEB( Estadual do Sudoeste da Bahia), UFSC( Santa Catarina), UNB( Brasilia) , UECE(Ceará) Embrapa,   e ainda Empresas particulares  como a Golden Aves, de Curitiba , no Paraná, Fazenda Toca de São Paulo, Connetc House de Minas Gerais NovaAqua de Manuas , Associação Brasileira de Vaquejadas, ainda  Instituições como  SEMACE, ADAGRI, SDA, SENAR, etc.

SOBRE O PECNORDESTE

O PECNORDESTE  é uma realização da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará- FAEC, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- SENAR e do SEBRAE- CE, e Sindicatos Rurais,  com o apoio de diversos parceiros. É um importante evento do agronegócio, que busca a capacitação de produtores rurais, estudantes e micro e pequenas empresários do setor , sempre abordando temáticas relevantes para o agronegócio nordestino e trazendo o debate de temas que impactam no dia a dia do produtor e na sua atividade.

SERVIÇO

Dia 21, Terça-feira: às 8hs

Lançamento do Pecnordeste

local: Sede da FAEC- Avenida Eduardo Girão , 317  bairro Jardim América

Maiores Informações

85-35358038/8009/

Cel: Sérgio Oliveira: 85-9-91265165

PECNORDESTE  promove Seminário Agronegócio x Justiça

Tendo em vista a criação da Comissão de Direito Agrário junto a OAB-CE, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará, incluiu na programa ,ação do Seminário Nordestino  de Pecuária-Pecnordeste, que se realizará de 13 a 15 de junho próximos, o Seminário  Agronegócio x Justiça.  O Seminário será coordenado pelos advogados Diego Trindade e Raimundo Feitosa,  que fazem parte da Comissão da OAB

O seminário será realizado no dia 15, pela manha, e terá duas palestras, uma sobre Segurança jurídica no campo, de 9 às 10 hs, e outra sobre  Tributação no agronegócio tendo como palestrantes: Marcelo Guarite – Professor MBA Agronegócio Esalq/USP e Fábio Calcini,  Professor de Tributação no agronegócio FGV/SP.

 O lançamento do Pecnordeste será nesta terça- feira, durante reunião do AGROPACTO e será conduzido pelo Coordenador Geral, Sérgio Oliveira da Silva, superintendente do SENAR/CE, braço educativo da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC.