São mais de 120 ações em nove segmentos, sendo 94 palestras, em 13 auditórios simultâneos, 11 oficinas , 9 cursos e mini-cursos, 6 mesas redondas ,4 casos de sucesso, 2 painéis, e ainda a apresentação de 83 Trabalho Científicos e um Showroom Agropecuário com 9 Tecnologias Adaptadas ao Semiárido . Este será o Pecnordeste 2019, que abre nesta quinta-feira, às 9 hs, e que terá como tema central Tecnologia e Inovação para uma Pecuária Competitiva.
O Ceará é hoje o segundo maior produtor de leite do Nordeste, e não temos dúvida de que o Seminário Nordestino de Pecuária – PECNORDESTE é em grande parte responsável por esse crescimento, na medida em que durante 22 anos, vem promovendo a capacitação dos produtores, levando novas tecnologias e ideais. Foi o que disse o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará- FAEC – Flávio Saboya . que abre o PECNORDESRE nesta quinta-feira ,13, às 9 hs, no Centro de Eventos do Ceará, Pavilhão Oeste. O evento é promovido pela FAEC, SENAR, SINDICATOS RURAIS, CNA com a coparticipação do SEBRAE-CE.
Na ocasião será entregue a Medalha do Mérito Rural Prisco Bezerra, aos três homenageados neste ano . Além da Ministra do Mapa, agraciada na categoria Política/e ou Administração Publica, foram escolhidos pela Diretoria Plena da FAEC, o Reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA, Fabiano Cavalcante de Carvalho,na Categoria Tecnologia/ Ensino e a Diretora do Departamento Sindical da FAEC, Nilza Luna, na categoria Produção e ou Liderança Classista. O Secretário executivo do MAPA, Marcios Montes Cordeiro, representa no ato a Ministra Tereza Cristina .
Segundo Saboya o Pecnordeste é um importante evento do agronegócio, que busca a capacitação de produtores rurais, estudantes e micro e pequenas empresários do setor, sempre abordando temáticas relevantes para o agronegócio nordestino e trazendo o debate de temas que impactam no dia a dia do produtor e na sua atividade, disse o presidente da FAEC, Flávio Saboya. A previsão é de que 4 mil produtores devem participar do evento e 30 mil visitantes presentes nos três dias de programação.
O Seminário apresenta uma ampla programação técnica cientifica de capacitação envolvendo nove segmentos: Apicultura, Aquicultura e Pesca, Avicultura, Bovinocultura, Caprinovinocultura, Equinocultura e da Suinocultura, além das atividades não agrícolas no meio rural como Artesanato e Turismo, importantes segmentos na dinamização da economia rural. Cada um desses segmentos tem uma programação de palestras e oficinas,voltadas para a temática do evento. Mais de 70 Palestrantes de vários estados do país de comprovada capacidade técnica foram convidados para o evento.
Na programação, estão agendadas 121 atividades entre palestras, mesas redondas, workshop, painéis, e oficinas na arena da EXPOPEC. Serão realizadas quatro oficinas sobre equinocultura e bovinocultura e cinco oficinas de promoção social na vitrine do SENAR ofertando cursos gratuitos. Além disso, o público tem acesso gratuito ao local, podendo visitar a Feira de Produtos e Serviços Agropecuários, a Feira da Agricultura Familiar, onde pode comprar castanha, mel, cachaça ou artesanato, degustar a diversificada gastronomia regional e até adquirir um veículo e para quem gosta de gatos e cães, a Feira PET também está garantida.
OS NÚMEROS
121 atividades
94 palestras
11 oficinas
9 cursos e mini-cursos
7 segmentos pecuários
6 mesas redondas
4 casos de sucesso
2 painéis
83 Trabalho Cientificos
Showroom Agropecuário com 9 Tecnologias Adaptadas ao Semiárido
AGRACIADOS COM A MEDALHA DO MÉRITO RURAL PRISCO BEZERRA
A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Cearà- FAEC, anunciou os três homenageados com a Medalha do Mérito Rural Prisco Bezerra 2019, que será entregue no próximo dia 13 de junho, durante a solenidade de abertura do XXIII Seminário Nordestino de Pecuária – PECNORDESTE, no Centro de Eventos do Ceará.
Na categoria Politica e Administração Pública, foi escolhida a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, Deputada federal Tereza Cristina (DEM- GO); na categoria Ciência e a Tecnologia, o Reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Fabianno Cavalcante de Carvalho e na categoria Produtor/Liderança Sindical, a Sra. Nilza Luna, Diretora do Departamento Sindical da FAEC há 45 anos.
A escolha foi feita através de votação feita pela Diretoria Plena da FAEC composta pelo presidente , vice-presidente e de Administração e Finanças e pelos vice- presidentes Regionais , que representam os Sindicatos de Produtores.
SHOWROOM AGROPECUÁRIO NO PECNORDESTE MOSTRA 9 TECNOLOGIAS APROPRIADAS AO SEMIÁRIDO
Um dos espaços mais visitados pelos produtores rurais, estudantes e técnicos dentro do Seminário Nordestino de Pecuária, é sem dúvida o ShowRoom Agropecuário. Um espaço, onde pesquisadores e cientistas podem apresentar suas experiências, sem nenhum custo e socializar seus experimentos para o público , garante a coordenadora, médica veterinária do SENAR-CE, Carolina Machado , que disse ter feito uma seleção dos trabalhos enviados, em conjunto com a equipe da comissão técnico-científica do Pec. O espaço fica dentro da Feira de Produtos e Serviços Agropecuários, do Pecnordeste, que vai se realizar de 13 a 15 de junho, no Centro de Eventos do Ceará, uma promoção do Sistema FAEC/SENAR/CNA, SINRURAL e SEBRAE-CE.
Conheça as nove tecnologias a serem apresentadas:
FATEC CARIRI/Ananda Jackellynne Vaz da Silva
PROJETO: BIODIGESTOR CASEIRO Uma alternativa sustentável de se adquirir energia com custos reduzidos e menor agressão ao meio ambiente fazendo, assim, não apenas bem a economia, mas também ao meio ambiente.
SECRETARIA DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO SUPERIOR/JOÃO ARQUIMEDES BASTOS PEREIRA
PROJETO: UNIDADE DE PROCESSAMENTO DE MADEIRA DE CAJUEIRO PARA A PRODUÇÃO DE MATERIAIS APÍCOLAS E COMPONENTES DE PALLETS
Processo Inovador, Tecnologicamente Possível, Ecologicamente Correto, Economicamente Viável, Socialmente Justo e Tecnicamente Assistido.
INSTITUTO ANTÔNIO CONSELHEIRO DE APOIO ASSESSORIA E PESQUISA PARA DESENVOLVIMENTO HUMANO/CLÉCIO DA FROTA RODRIGUES
PROJETO: SISTEMA DE SANEAMENTO ECOLÓGICO RURAL Este Sistema foi construído a partir de dois problemas enfrentados por famílias agricultoras de regiões semiáridas: a baixa ou nenhuma disponibilidade de água para produção agrícola, e a ausência de saneamento básico rural. Com o Sistema implantado, todo o esgoto produzido pela residência rural passa a ser coletado, tratado e utilizado para produção agrícola.
ADM DIGITAL/Francisco Carleonis da Fonseca Maciel ex- aluno Rede e-TEC Pólo Fortaleza
PROJETO: AUTOMAÇÃO NA ÁREA DA AQUICULTURA DA PARTE ELÉTRICA Automação de leitura dos parâmetros da água (temperatura, PH e Oxigênio dissolvido).
Instituto de Desenvolvimento e Cidadania no Semiárido/ Erlan Weine Lucas Teixeira/Rosângela Maria Lucas Teixeira ambos ex alunos Rede e-TEC POlo Quixadá
PROJETO: AVALIAÇÃO DO EFEITO DA RAMPA DE AERAÇÃO NA REDUÇÃO DO TEOR DE FERRO EM POÇO TUBULAR RASO: ESTUDO DE CASO DE CARIÚS-CE
Objetivou-se avaliar o efeito da rampa de aeração na redução da quantidade de ferro da água.
JAVATECH/MAURO FAGIOLI
PROJETO: QUADROS PLÁSTICOS PARA A APICULTURA Reduzir seus custos de insumos com a cera alveolada, e que o fabricante possa economizar tempo na fabricação de quadros convencionais de madeira para apicultura, favorece o meio ambiente, substituindo madeiras nobres utilizadas em quadros de madeiras convencionais.
FUNDAÇÃO CULTURAL EDUCACIONAL POPULAR EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE/ADALBERTO ALENCAR
PROJETO: APLICATIVO ECOCEARÁ O objetivo pode aproximar o agricultor do cliente/Consumidor final, e cadastrar agricultores das Unidades de Produção da organização de controle social.
Impetus Assessoria e Consultoria/Felipe Alves da Costa representante CNA Jovem SENAR/AR-CE
PROJETO: APLICATIVO SERAGRO Visa facilitar o suporte técnico em diversos ramos de atividade rural, montando um perfil de cada produtor rural através de um histórico de atendimentos técnicos, garantindo assim, uma previsão de safra, rebanho e colheita de acordo com os dados analisados pela plataforma inseridos pelos técnicos e pelo produtor.
Inoculare/Fernanda Matias
PROJETO: INOCULARE A inoculação garante a diminuição da perda hídrica, o aumento da capacidade de fixação nitrogênio, a solubilização do fosfato presente no solo, além de auxiliar na produção de hormônios vegetais.
83 TRABALHOS CIENTÍFICOS
Este ano, o PECNORDESTE traz uma novidade importante: a apresentação de trabalhos científicos, que está sendo coordenado pelo médico veterinário, professor de zootecnia da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA e presidente do Sindicato Rural de Coreaú, Emerson Pinto Moreira
Com 24 avaliadores, a mostra vai expor os trabalhos em forma de pôster que serão apresentados pelos autores no Mezanino I. No dia 13 serão apresentados das 14h às 18h os trabalhos de Suinocultura, Bovinocultura, Caprinovinocultura e Equinocultura. Já no dia 14, das 8h às 12h, é a vez dos trabalhos de Avicultura, Alimentação Animal, Aquicultura e Pesca e Apicultura.
Foram recebidos 102 trabalhos e 83 aprovados, sendo 19 de Caprinovinocultura, 16 de Suinocultura, 13 de Aquicultura e Pesca, 10 de Alimentação Animal, 10 de Bovinocultura, 7 de Apicultura, 6 de Equinocultura e 2 de Avicultura. Fazem parte da Comissão dos trabalhos científicos o Gestor de Departamento de Assistência Técnica e Gerencial – ATEG Eduardo Queiroz, a pedagoga Germana Moreira, a engenheira agrônoma Mariana Menezes e a zootecnista Roberta Sá.
Grande parte dos trabalhos são apresentados por estudantes de universidades cearenses e institutos federais de educação da cidade de Juazeiro do Norte, Crato, Quixeramobim, Quixadá, Abaiara, Altaneira, dentre outras.Entre os trabalhos estão: Abate Humanitário de Bovinos no Municípios de Juazeiro do Norte; Eficiência da Assistência Técnica na Bovinocultura de Leite no Município de Abaiara; Uso do Óleo de Pequi na Manutenção da Motilidade e Vigor Espermático do Sêmen Fresco de Ovinos da Raça Santa Inês; Uso Inovador do Óleo de Pequi como Antioxidante ao Diluente Tris sobre a Membrana Espermática do Sêmen refrigerado por 6 horas de Ovinos; Uso de Óleo Vegetal na Manutenção da Motilidade e Vigor do Sêmen Refrigerado de Suínos; Principais Causas de Mortalidade de Leitões de Fêmeas de Diferentes Ordens de Parição; Ação de Fitoterápicos no Reparo Tecidual e Cicatrização em Equinos – Relato de Caso; Eficiência da Assistência Técnica na Apicultura no Município de Abaiara; Avaliação do Crescimento da Palma Forrageira Sob Efeito de Água Residuária da Suinocultura e Plantas Medicinais Cultivadas em Sistema Aquapônico como Meio de Controle de Parasitas de Peixes.
PECNORDESTE REALIZA 4 SEMINÁRIOS DE COOPERATIVISMO, CONTABILIDADE RURAL, DIREITO AGRÁRIO E INOVAÇÃO NA LAVOURA
COOPERATIVISMO: Sob a Coordenação da Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Ceará – OCB/CE, será realizado no próximo dia 14 de junho, o Seminário sobre Cooperativismo, dentro da programação do PECNORDESTE . A abertura será as 08h40 min, no auditório 7, Mezanino II , com uma palestra sobe o Panorama do Cooperativismo no Brasil e no Mundo, ministrada pelo Presidente do Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB Nacional, Márcio Lopes de Freitas tendo como mediador,m João Nicédio Alves Nogueira – Presidente da OCB/CE.
Em seguida, de 10h30min às 12h, haverá uma palestra com o tema ” Criação de tilápia em tanque escavado: O modelo COPACOL/ Paraná – Da produção de alevinos ao mercado terá como palestrante: Valter Pitol – Diretor Presidente do COPACOL.
CONTABILIDADE RURAL: Com a coordenação da gestora do núcleo de arrecadação do sistema FAEC/SENAR-CE, Ivonisa Holanda, acontece ainda no primeiro dia do PECNORDESTE o seminário de Contabilidade Rural.
Em seu terceiro ano de realização, o seminário conta com diversas palestras que vão desde o E-Social até liderança de resultados, e devem acontecer durante toda a tarde de sexta-feira (14).
Confira a programação:
14 DE JUNHO – SEXTA-FEIRA
13h30min às 15h30min: Palestra: E-Social/EFD-Reinfv
16h às 17h: Palestra: Livro Caixa Digital do Produtor Rural/CAEPF
17h às 18h: Palestra: Contabilidade de Custos na Produção Rural
18h às 19h: Palestra: A liderança de Resultados
AGRONEGÓCIO X DIREITO: Tendo em vista a criação da Comissão de Direito Agrário junto a OAB-CE, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará, incluiu na programação do Seminário Nordestino de Pecuária – Pecnordeste, o Seminário Agronegócio x Justiça. O Seminário será coordenado pelos advogados Diego Trindade e Raimundo Feitosa que fazem parte da Comissão da OAB e do escritório TFG Advocacia.
O seminário será realizado no dia 15, pela manhã, e terá duas palestras, uma sobre Segurança jurídica no campo, de 9 às 10 hs, e outra sobre Tributação no agronegócio tendo como palestrantes: Marcelo Guarite – Professor MBA Agronegócio Esalq/USP e Fábio Calcini Professor de Tributação no Agronegócio FGV/SP.
EMBRAPA promove Seminário Nordeste Inovação na Integração Lavoura-Pecuária-Floresta – ILPF: O Nordeste tem 1 milhão e 300 mil hectares de terras e já conta com uma área de 4 mil e 100 hectares implantados através do Sistema de Integração Lavoura/Pecuária e o Ceará 41 mil hectares implantados. Com a finalidade de potencializar e disseminar cada vez mais a atividade, a Embrapa Agroindústria Tropical, com sede no Ceará, promove dentro do Pecnordeste 2019, o Seminário Nordeste Inovação a Integração Lavoura, nos dias 13, 14 e 15 de junho, no Centro de Eventos. Segundo o pesquisador da Embrapa, João Pratagil de Araújo, a Rede serão ofertadas de forma gratuita 9 palestras, 4 mesas redondas, um workshop, e um dia de campo, este último na fazenda Granjeiro, em Paracuru, onde se estabeleceu um consórcio com coco.
“A tecnologia Inovações na Integração Lavoura-Pecuária-Floresta tem contribuído para recuperação de solos degradados, recuperação de pastagem e para oferta de alimentos de alta qualidade para a pecuária, integrada com espécies florestais ou com espécies de valor econômico. Nós vamos concentrar aquelas que foram desenvolvidas aqui na região Nordeste. É uma tecnologia com grande potencial.”, disse João Pratagil.
Segundo o pesquisador da Embrapa, o objetivo do seminário é disseminar a produção de madeira associada a outras culturas, atividade que faz parte das pesquisas exitosas da Embrapa em todo o Brasil e que está dando certo no Ceará. Ceará, onde são cultivadas diversos tipos de madeira, como mogno e cedro. Segundo ele, é atualmente uma atividade de grande rentabilidade econômica para os produtores e que está revolucionando o campo.
I MOSTRA FOTOGRÁFICA DE AVES E DEMONSTRAÇÃO DE AVES DE RAPINA
Com a participação de 15 observadores de aves, o Pecnordeste realizará a I Mostra fotográfica: Aves – Cantos & Encantos, que apresentará ao público visitante 90 fotos de pássaros da fauna brasileira. O Ceará hoje conta com aproximadamente 800 observadores de aves, que registram, através de fotografias, momentos únicos dessas aves em interação com a natureza. A Mostra será coordenada pelo observador de aves e piloto, Thiago Tôledo.
Além da exposição, nos dias 13 e 15, no período da tarde, haverá demonstração de aves de rapina pelo biólogo Paulo Miranda que já trabalha com treinamento de aves, chamada “falcoaria”. Ele explicou que é uma arte milenar que começou na Mongólia, sendo uma técnica milenar que vem sendo praticada aqui no Ceará. As aves são de criatórios comerciais, legalizadas pelo IBAMA.
O Pecnordeste será realizado de 13 a 15 de junho próximos , no Centro de Eventos do Ceará, no Bloco oeste, Pavilhão C, com a abertura prevista para às 8 horas, desta quinta-feira com a participação a Ministra do MAPA, Tereza Cristina, Governador Camilo Santana, secretários estaduais, deputados, e representantes do segmento agropecuário dos estados do Nordeste.
GASTRONOMIA NO PECNORDESTE
A Associação dos Chefes do Ceará- ACC, estará presente no PECNORDESTE, com um espaço gastronômico, com pratos da culinária regional nordestina, a preços de apenas R$ 15,00. O espaço funcionará de 12 às 20 horas, e é aberto ao público. O Presidente da ACC, Luciano Ferreira de Souza disse que este é o segundo ano que a ACC participa do Pecnordeste, sempre com muito sucesso.
VITRINE SENAR OFERTA CINCO OFICINAS DE PROMOÇÃO SOCIAL
O brigadeiro crocante de castanha de caju – O melhor brigadeiro do Brasil Premiado no Programa Mais Você da apresentadora Ana Maria Braga, será uma das principais atrações da Vitrine do SENAR, dentro do Seminário Nordestino de Pecuária – PECNORDESTE. A oficina será ministrada pela própria gourmet Ana Lidia Cabral, no dia 13, de 14h às 15h15min. O brigadeiro crocante de castanha de caju foi criado por Ana Lidia Cabral, que tem uma história familiar ligada aos produtos da cajucultura. É uma tradição familiar, pois sua tia, Lúcia Lima, já é instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR/CE há vários anos, ministrando cursos nas áreas de beneficiamento do caju, doces e geleias, pães artesanal, derivados da macaxeira, palma na alimentação humana.
Ainda no dia 13, será realizada uma oficina de 14 às 17 hs, sobre Delicias de Caju com Mel. No dia 14, alem da Oficina de brigadeiro crocante, haverá também às 15h20min às 17h30min aOficina: Delícias da Palma Forrageira na Alimentação Humana.
Segundo Kelly Claudio, coordenadora das oficinas do SENAR, este ano uma outra novidade será a oficina de gastronomia – Pratos a base de galinha caipira e ovos, no dia 15, a partir das 15h30min. Também No dia 15, sábado, haverá outra de 14h às 15h30min: Oficina: Delícias da Macaxeira: sorvete, suco e tortinha. Ela explica que as oficinas são gratuitas e atendem por ordem de chegada ao local do evento.
CURSOS E MINI-CURSOS
Serão ofertados vários cursos de capacitação dentro da EXPOPEC nos segmentos de bovino, caprino e equino e mini- cursos de curta duração, onde será cobrada uma taxa de inscrição que varia de R$ 30,00 a R$80,00.
Confira os cursos ofertados durante evento:
APICULTURA
– Beneficiamento de produtos e subprodutos das abelhas
AVICULTURA
– Produção de ovos caipiras
BOVINOCULTURA
– Manejo de ordenha: Como obter leite de qualidade
EQUINOCULTURA:
– Regras, técnicas e ética para juízes de vaquejada
SUINOCULTURA: Formulação de ração