O Panorama do Cooperativismos no Brasil e no mundo , foi o tema da palestra de abertura do Seminário de Cooperativismo, pelo Presidente das Organização das Cooperativas Brasileiras-OCB nacional , Márcio Lopes de Freitas, que abriu nesta sexta-feira, 14, pela manhã, o Seminário de |Cooperativismo. Para ele, uma das alternativas para a economia global é o cooperativismo. Segundo dados da OCB, no Brasil existem 15 milhões de pessoas ligadas ao cooperativismo . Em todo o mundo, são 250 milhões de pessoas envolvidas em 100 países , ou seja, uma em cada 7 pessoas no mundo são associadas a cooperativa.Segundo a OCB/Ceará temos 104 cooperativas, sendo 25 voltadas para a agropecuária, necessita de um grande incremento .
Nós vivemos no mundo inteiro mudanças da sociedade global, mundial, que quer coisas novas, quer relacionamentos novos, aquele relacionamento competitivo do capitalismo selvagem não cabe na cabeça das novas gerações, eles estão buscando cada vez mais a economia colaborativa,querem solidariedade, participação e o cooperativismo tem servido a este novo modelo, disse o Presidente da OCB nacional. As cooperativas estão dando respostas importantes para a sociedade, e no Brasil, especialmente tem crescido muito, na área agrícola. Estamos vivendo um bom momento, o governo nos ouvindo mais, e é por isso que nós estamos no Pecnordeste, trazendo essa ideia para o produtor, extremamente.
Márcio Lopes elogiou a participação da OCB/Ceará no Programa Agrinho do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, que trabalha a criança e o adolescente na zona rural. “Conheço o Agrinho do Paraná, temos um programa similar chamado Cooperjovem, quando Dr João Nicédio, presidente da OCB nos comunicou, eu aplaudi imediatamente a iniciativa. Nada melhor do que preparar a juventude, por que assim estamos preparando.”
O Seminário de Cooperativismo contou ainda com uma palestra sobre criação de tilápia em tanque escavado, O modelo da Cooperativa de produção de alevinos no Paraná- COPACOL., palestrada pelo Superintendente de Produção da Cooperativa. Irineu Dantes Peron.