PECNORDESTE REÚNE ESPECIALISTAS DE 7 SEGMENTOS PECUÁRIOS COM UMA PROGRAMAÇÃO TÉCNICA E TRABALHOS CIENTÍFICOS

Nove (9) auditórios funcionando ao mesmo tempo ofertando palestras, mesas redondas e painéis, uma arena para oficinas de capacitação ensinando ao vivo as boas práticas agropecuárias, uma feira de animais de várias raças, caravanas de produtores de vários municípios do estado, estudantes, especialistas e técnicos circulando num espaço de 3.000 M²,  em  busca de novos conhecimentos e de Inovações tecnológicas. Além disso, o público tem acesso gratuito ao local, pode visitar a Feira de Produtos e Serviços Agropecuários, a Feira PET, o Festival do Queijo, comprar castanha, mel, cachaça ou artesanato no espaço da agricultura familiar,  degustar da diversificada gastronomia e até adquirir um veículo.

Tudo isso vai acontecer no 23° SEMINÁRIO NORDESTINO  DE PECUÀRIA- PECNORDESTE,que acontece de 13 a 15  de junho,  no Centro de Eventos do Ceará. O tema central será: Tecnologia e Inovação para uma pecuária competitiva, sendo uma realização da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará- FAEC, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- SENAR e do SEBRAE- CE.

Segundo o Presidente da FAEC, Flávio Saboya o PECNORDESTE é considerado o maior evento da pecuária nordestina, por reunir em um mesmo espaço 9 segmentos da cadeia produtiva da agropecuária. Nenhum estado do Nordeste realiza um seminário com este formato e nesta dimensão, com o foco voltado especificamente para a  transmissão do conhecimento e pensando na melhoria da vida do produtor rural. Ele lembrou que durante estes 22 anos, milhares de pessoas foram impactadas diretamente pelas Informações repassadas por palestrantes de alto nível de Universidades, Embrapa, Ministério da Agricultura, Federações, dentro da cultura da troca de experiências.

Como resultado, o presidente da FAEC cita que nestas duas últimas décadas, apesar de todas as adversidades climáticas principalmente pelos seis últimos anos de seca e de problemas como as dívidas rurais, o PECNORDESTE trouxe muitas informações importantes para os produtores, promoveu debates, apresentou casos exitosos, levando o produtor rural a implantar novas tecnologias, ajudando a criar uma nova cultura do aprendizado, inclusive, ensinando a fazer dentro das oficinas de capacitação, metodologia essa que é aplicada pelo SENAR há 26 anos.

Ele explica que a cada ano uma Comissão Técnico- Científica, formada por 10 técnicos  inclusive do Sistema FAEC/ SENAR/AR- CE se reúne para escolher o tema central, as palestras e os palestrantes dos diversos segmentos que fazem parte da programação, todos de comprovada capacidade técnica, são indicados por órgãos e instituições da agropecuária cearense, o que vem conferindo qualidade ao evento durante todos esses anos.

PROGRAMAÇÃO 

O Seminário Nordestino de Pecuária vai apresentar uma ampla programação técnico cientifica de capacitação envolvendo os segmentos da Apicultura, Aquicultura  e Pesca, Avicultura, Bovinocultura, Caprinovinocultura, Equinocultura e da Suinocultura, além das atividades não agrícolas no meio rural como Artesanato e Turismo, importantes segmentos na dinamização da economia rural. Cada um desses segmentos tem  uma programação de palestras e oficinas,voltadas para  a temática do evento.

O Coordenador Geral do PECNORDESTE, engenheiro agrônomo Rodrigo Diógenes além da programação técnico- científica com cerca de 100 eventos entre palestras, mesas redondas, oferece várias oficinas de capacitação na  Arena e no espaço da EXPOPEC – uma exposição especializada de animais de várias espécies que vem ocorrendo no estacionamento do Centro de Eventos pela terceiro ano consecutivo, sendo sempre um ponto de  grande atração e de visitas.  Serão ofertados vários cursos e mini- cursos  de curta duração, onde será cobrada uma taxa de inscrição que varia de R$ 30,00 a R$80,00.

O evento conta também com uma área de 5 mil m2 somente para exposição, onde serão realizadas a XXIII Feira de Produtos e Serviços Agropecuários, a Feira PET e o  Festival do Queijo, além da participação de agricultores da agricultura familiar. Uma das novidades do PECNORDESTE deste ano será a Mostra de Trabalhos Científicos e um showroom de tecnologias, onde serão expostos vários trabalhos de comprovada eficiência.

OS NÚMEROS

7 Segmentos pecuários

71 palestras

2 mesas redondas

8 Oficinas

4 Casos de Sucesso

9 Cursos e mini-cursos

TRABALHOS CIENTÍFICOS 

Este ano, o PECNORDESTE traz uma novidade importante: a apresentação de trabalhos científicos, que está sendo coordenado pelo médico veterinário, professor de zootecnia da Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA e presidente do Sindicato Rural de Coreaú, Emerson Moreira.

A mostra vai expor os trabalhos em forma de pôster e apresentados pelos autores na feira a partir das 14horas. Até o momento, 21 resumos de trabalhos de 8 segmentos já foram recebidos para avaliação e devem passar pela avaliação de 25 profissionais. As inscrições ocorrem até o dia 30 de abril.